O Rabino Dr. Shlomo Pereira é director de educação no Chabad da Virgínia, Richmond, e director fundador do RVA – Centro de Estudos Judaicos. É autor ou co-autor de vários livros, entre os quais “Vozes Judaicas de Portugal” e “Ética Judaica de Portugal”, e dá palestras extensivas em todo o mundo sobre a história dos Judeus da Península Ibérica e do Mundo Sefardita em geral. O Rabino Dr. Shlomo Pereira é também professor universitário e economista com ampla lista de publicações.
Pode contactar o Rabino Pereira por e-mail para shlomo@chabadofva.org
Os anos 1700s
A maioria da presença judaica na Terra de Israel no século XVIII estava concentrada nas chamadas Quatro Cidades Santas — Jerusalém, Hebron, Safed e Tiberíades, com várias comunidades judaicas mais pequenas em vários outros locais. Aqui, concentramos a nossa atenção no caso de Jerusalém. ——— Durante os anos 1700s, Jerusalém era de longe a cidade com a comunidade judaica mais importante na Terra de Israel. Isto é verdade quantitativamente. Estima-se que por volta do início do século, a população judaica em Israel era de cerca de 2.000 pessoas, sendo que cerca de 1.500 viviam em Jerusalém. Por sua vez, por volta do fim do século, as estimativas indicam uma presença judaica de cerca de 7.500 pessoas, das quais 5.000 viviam em Jerusalém. Também é verdade qualitativamente. Das 29 yeshivot conhecidas que operaram na Terra de Israel no sec. XVIII, 24 estavam localizadas em Jerusalém. No que era essencialmente uma comunidade de estudiosos, esta é uma estatística altamente significativa. Outro aspecto significativo da vida judaica em Jerusalém no século XVIII foi a presença sefardita dominante. A presença asquenaze, que de qualquer modo era menos pronunciada, terminou em 1720 com a sua expulsão pelos governantes locais. A comunidade só foi restabelecida no final do século com a chegada dos seguidores do Vilna Gaon. A seguinte CRONOLOGIA de Jerusalém nos anos 1700 não aspira ser abrangente, mas sim ilustrativa. 1700-1750 1700 — Jerusalém era o principal centro judaico na Terra de Israel e tinha cerca de 1.500 judeus. 1700 — R. Yehudah HaChasid, da Polónia, chegou a Jerusalém com cerca de 1000 seguidores. 1702 — R. Rovigo de Modena, Itália, grande apoiante dos judeus de Israel, estabeleceu-se em Jerusalém. 1702 — R. Raphael Mordechai Malki, médico e líder comunitário, faleceu em Jerusalém. 1705 — Foram impostas sérias restrições contra os judeus de Jerusalém. 1708 — Os sábios de Jerusalém excomungaram R. Nechemiah Chayun pelas suas opiniões heréticas do Shabat. 1720 — Multidões árabes destroem a Sinagoga Yehudah HaChasid e o pátio Ashkenazi em Jerusalém. c.1720 — A comunidade sefardita enfrentou uma crise financeira ao ser responsabilizada pelas dívidas da comunidade asquenaze. 1724 — R. Chaim Yosef David Azulai nasceu em Jerusalém. c.1724 — R. Tuvia Cohen, também conhecido por Dr. Tobias Cohn, muda-se da Turquia para Jerusalém. 1727 — O Comité de Oficiais de Istambul para Jerusalém foi estabelecido para coordenar o apoio financeiro da comunidade judaica em Jerusalém. 1731 — Os judeus caraítas, principalmente de Damasco, regressaram a Jerusalém. 1737 — R. Immanuel Rikki, um influente Cabalista de Itália, mudou-se para Jerusalém. 1737 — O Beth El Yeshiva em Jerusalém, com um foco único no misticismo judaico, iniciou as suas operações. 1738 — R. Moshe Chagiz regressou a Jerusalém após quarenta anos como emissário na Europa. Final da década de 1730 — R. Shalom Sharabi mudou-se do Iémen para Jerusalém. 1742 — R. Chaim Ibn Attar, de Marrocos, estabeleceu-se em Jerusalém. 1747 — O recém-chegado líder Chassídico, R. Gershon de Kitov, mudou-se de Hebron para Jerusalém. 1750 - 1799 1751 — R. Shalom Sharabi tornou-se o chefe da Yeshiva Bet El em Jerusalém. 1755 — O R. Chaim Yosef David Azulai iniciou a sua primeira missão no estrangeiro como emissário em nome das comunidades judaicas. 1757 — R. Abraham Gershon de Kitov regressa à Europa de Leste… para voltar a casar. 1764 — Um grupo de Chassidismo liderado por R. Menachem Mendel de Peremyshlyany estabeleceu-se em Jerusalém. 1771 — O governante mameluco do Egito, em aliança com a Rússia, assumiu temporariamente o controlo de Jerusalém. 1773 — Aos judeus de Livorno, Itália, é oferecida a oportunidade de comprar Jerusalém ao governante mameluco do Egito. 1780 — O rabino David Pardo muda-se de Saraievo para Jerusalém. 1782 — O Cemitério Judaico do Monte das Oliveiras enfrentou novas medidas duras. 1799 — Os judeus de Jerusalém ajudaram a salvar a cidade das forças de Napoleão. 1799 — Jerusalém continuou a ser o principal centro judaico na Terra de Israel, contando agora com cerca de 5.000 judeus.
1780
Oriundo de uma família ibérica, o R. David Pardo mudou-se para Jerusalém em 1780, após ter servido durante décadas em várias comunidades dos Balcãs. O R. Pardo distinguiu-se pelo seu enfoque único na literatura Judaica do período dos Tannaim, ou seja, até finais do século II da Era Comum.